Você Sofre com as Cólicas Menstruais?

Conheça algumas dicas naturais para tratar este problema:

 

A maioria das mulheres já enfrentou a terrível cólica menstrual. E quando se está assim, a sensação é de que qualquer lugar isolado do mundo é o lugar ideal.

Sentir cólicas não é natural como muitas mulheres podem pensar, é importante procurar um ginecologista e informar se as dores são recorrentes.

Muitas mulheres costumam sentir alguns sintomas antes do período menstrual que são: dor de cabeça, tontura, irritação, sensibilidade nos seios, enjoos, sensação de inchaço, tristeza repentina, entre outros.

Esses sintomas geralmente desaparecem com o período menstrual, mas as cólicas podem continuar e durar durante todo o ciclo.

Existem inúmeros medicamentos que prometem aliviar as cólicas, mas há maneiras mais saudáveis que podem auxiliar.

No período menstrual é importante cuidar da alimentação. Evite ao máximo o consumo de gorduras saturadas… Evitar frituras e o consumo de gorduras presentes na margarina, óleo de canola, óleo de soja, óleo vegetal, entre outros, é recomendado.

Os tipos de gorduras que podem e devem ser consumidas equilibradamente são: azeite de oliva, óleo de amendoim, as gorduras dos peixes (ricas em ômega-3), entre outras.

Vale consumir alimentos com propriedade anti-inflamatória como as frutas, verduras, legumes… O consumo de sopas, caldos desintoxicantes, saladas, sucos etc., é recomendado. Alimentos com poder anti-inflamatório previnem a sensação de inchaço por retenção de líquidos e ajudam a minimizar o incômodo das cólicas.

Alguns alimentos ajudam a estimular a produção de hormônios neurotransmissores no organismo como é o caso da serotonina. Dentre eles estão: sementes oleaginosas, chocolate amargo, iogurte natural, banana, aveia, entre outros.

Ter uma boa noite de sono é fundamental. O repouso ajuda a melhorar os sintomas desagradáveis do período menstrual.

Um chá natural é sempre bem-vindo. Invista na cidreira, no gengibre, no anis estrelado, em chás funcionais como o chá verde, chá vermelho, chá branco, entre outros. A valeriana é uma raiz com poder analgésico e anti-inflamatório, o chá pode ser benéfico no tratamento da cólica, a erva pode ser encontrada em lojas especializadas em produtos naturais.

Em casos de dor muito intensa, os médicos costumam prescrever substâncias como o Ibuprofeno, que ajuda a aliviar a dor e tensão, principalmente na região pélvica. Mas evite tomar esse medicamento por conta própria, sem indicação.

colicamenstrualCompressas de água quente podem auxiliar no alívio da dor, isso porque a temperatura age na dilatação dos vasos sanguíneos, resultando numa mulher circulação e no alívio da incômoda sensação dolorosa.

Exercícios físicos são um santo remédio contra as cólicas, ajudam a liberar hormônios neurotransmissores como é o caso das endorfinas que proporcionam sensação de bem-estar. Mas vale lembrar que os exercícios aeróbicos praticados de forma moderada são os mais indicados. A caminhada e natação são bem-vindos.

Beba sempre muita água ao longo do dia, pois ajuda a desintoxicar o organismo e melhora a circulação sanguínea, refletindo sobre o alívio das cólicas menstruais.

Redobre os cuidados à saúde no período menstrual. Você ganhará em qualidade de vida e sentirá os benefícios no que se refere ao alívio das terríveis cólicas.

 

Daiana Barasa

Ativas ABC: www.ativasabc.com.br