Como se livrar da tristeza de maneira alternativa?

Fique por dentro dessas dicas

A tristeza é um processo natural que todo ser humano enfrenta. Seja por uma deceção, por uma frustração, pela perda de algo ou por qualquer outro motivo… esse é um sentimento comum.

Quando se está triste é comum que se perca a vontade de interagir com pessoas, é comum querer se isolar por algum tempo e refletir, é natural “se dar” um tempo. Mas se trata de um estado emocional passageiro. Quando o processo não passa, quando o indivíduo não consegue sair desse estado, pode ser desencadeado um processo de depressão que demandará um tratamento médico.

Como se livrar da tristeza de uma forma natural?

Pratique atividades físicas – Exercícios estimulam a produção de hormônios neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar conhecidos como endorfinas. Uma simples caminhada quando se está triste já pode ajudar na melhora do estado de humor. Experimente em um dia em que estiver triste dar uma volta de bicicleta, por exemplo, esvazie a mente daquilo que te aflige e foque na caminhada, no prazer de pedalar… Com certeza essa simples atividade trará resultados sobre o estado de humor.

Alimentação natural – Alimentos ricos em conservantes, condimentos, muito gordurosos etc., geralmente são pobres em nutrientes essenciais e podem levar à sensação de fraqueza ou desânimo. É fundamental procurar se alimentar de maneira saudável, explore as frutas, verduras, legumes, grãos integrais, iogurte, entre outros alimentos ricos em nutrientes e em substâncias que conferem vitalidade ao organismo. Alguns alimentos estimulam a produção do hormônio neurotransmissor serotonina, responsável pela sensação de bem-estar como é o caso do iogurte natural, da banana, das sementes oleaginosas, do chocolate amargo, entre outros.

tratamentotristezaCuide da mente – Também dependerá de você a atitude de vencer a tristeza. Procure cultivar pensamentos positivos. É importante relembrar outros momentos de tristeza que foram vencidos, isso dará forças para vencer o momento atual. Conviver com pessoas negativas não ajuda, procure se relacionar com pessoas positivas e que de fato podem agregar algo à sua vida.

Terapias alternativas – Utilizar florais, praticar Reiki, Ioga, musicoterapia etc., pode ajudar no processo de “enfrentamento” da tristeza e no ganho de qualidade de vida.

Solidão – Ficar um tempo sozinho é importante para refletir sobre situações, para até mesmo “digerir” algo ruim que tenha acontecido. Colocar a tristeza para fora é fundamental, chorar é como lavar a alma e faz parte do processo de recuperação.

Cores – Parece sem sentido para muitas pessoas, mas as cores se relacionam com o estado de espírito. Se você está triste, pode prestar a atenção, dificilmente vai escolher uma cor mais vibrante de roupa. As cores também podem refletir e atrair mais positividade. Se está triste, invista em uma cor que dê mais ânimo, mais energia como é o caso do vermelho, laranja e amarelo.

Todos dizem sempre: Vai passar! E quando se está triste parece a frase mais idiota a ser dita, mas é exatamente assim, não importa o quão difícil esteja enfrentar determinada situação na vida, parece que não, mas sempre passa!

Daiana Barasa
Ativas Farma: www.ativasonline.com.br