Alimentos que ajudam na limpeza intestinal

Manter o intestino livre de toxinas tem sido cada vez  mais difícil nos dias atuais. Isto porque a sociedade desenvolveu muitos hábitos prejudiciais para sua saúde com o passar do tempo e com os hábitos alimentares não tem sido diferente.

Por isso este artigo aborda alguns dos mais importantes alimentos que desempenham o papel de neutralizar tais toxinas e com isso limpar ou desintoxicar nosso organismo. Eles atuam contra diversas doenças, inclusive podem ajudar a prevenir o câncer de cólon intestinal.

Tipos de alimentos que ajudam na limpeza intestinal

No cardápio brasileiro podemos destacar alguns alimento ótimos para tal função e que geralmente são encontrados facilmente no mercado e à preços acessíveis. Veja a seguir uma lista deles:

Alimentos ricos em fibras

AlimentosRicosFibraEste grupo com certeza é muito importante porque é através dele que é feita a limpeza intestinal. Alimentos ricos em fibras também são importantes porque têm a capacidade de reter umidade no cólon do intestino, o que possibilita o escoamento dos resíduos pelo órgão. Possuem ainda uma propriedade que estimula os movimentos peristáuticos, que são contrações musculares responsáveis pela locomoção dos resíduos pelo sistema digestivo. Mas certifique-se de beber água em abundância, pois o aumento do consumo de fibras solicita também um aumento no consumo de líquidos.

As fibras alimentares podem ser classificadas em dois grupos: as fibras solúveis e as insolúveis.

As fibras solúveis têm por meta principal auxiliar na manutenção da flora intestinal produzindo antibióticos para eliminar bactérias nocivas ao nosso organismo e ajudando aquelas que nos beneficiam. Já as fibras insolúveis auxiliam na eliminação dos resíduos no cólon intestinal.

Fazem perte deste grupo a maioria dos vegetais. A cevada e a maçã (com casca) são alguns dos alimentos que possuem fibras, mas são especiais porque ambos contam com fibras solúveis e insolúveis simultâneamente.

Alguns dos detentores das fibras solúveis são o feijão, arroz, ervilhas e os morangos. Já o trigo, arroz integral, centeio, cenoura, beterraba, repolho, nabo e couve-flor são representantes das fibras insolúveis.

Alimentos ricos em clorofila

AlimentosEmagrecerNeste grupo vale generalizar. Quanto mais verde melhor! Alimentos como o alfece, agrião, espinafre e rúcula são seus representantes.

Uma boa opção é preparar os famosos sucos detox ou sucos verdes, como também são conhecidos. Estes sucos são usados como dietas de emagrecimento por desintoxicação, mas também são grandes fontes de clorofila. Veja neste artigo como tomar suco verde para emagrecer e desintoxicar seu corpo.

É importante ressaltar que para preservar os níveis de clorofila nestes alimentos é importante consumí-los crus ou em baixos níveis de cozimento.

Consumo de água

AguaEmagrecerClaro que ela não poderia ficar de fora dessa. O consumo de água regularmente e em períodos determinados tendem a trazer varios benefícios para a pele, intestino e rins. No sistema digestivo ela ajuda a amolecer as fezes e melhorar o trânsito intestinal.

É difícil indicar uma quantidade exata de água para beber diariamente porque isso varia muito com as estações do ano, com a temperatura ambiente e vários outros aspéctos que variam de pessoa para pessoa. Mas é recomendado que se beba bastante. Existem estudos que mostram que os brasileiros não consomem água o suficiente para sua dieta diária, apesar de ser um dos países com maior abundância do líquido.

É importante que se beba a água entre as refeições ou pelo menos 20 minutos antes alguma refeição. Isto faz com que a ingestão de água não dilua o suco digestivo no estômago, melhorando a digestão dos alimentos.

Se consumida corretamente a água pode até comtribuir para o emagrecimento e para a distribuição de massa corporal. Acesse o link para saber o que fazer para emagrecer de forma saudável com a alimentação e vários outros métodos.